Supostos motivos dos altos preços do café no mercado

    0
    118
    visualizações

    Se fizer uma pesquisa para entender porque o café teve um aumento exagerado para o consumidor final no mercado, a resposta é muito vazia, alguns especialistas dizem que pode ser a geada, o dólar alto, a guerra impactando nos fertilizantes e combustível alto.

    Portanto receber essas explicações é um frustrante, pois o preço do café começou antes da guerra para jogar a culpa nos fertilizantes.

    Também vi explicações sobre geadas em Minas Gerais, São Paulo e Paraná, que aliás sempre teve ao longo dos anos, então sobra para o combustível ser o grande vilão dessa história?

    A impressão que fica é que querem pegar carona na história da carne, apenas dizendo que é o dólar, combustível alto, bolsa de valores, guerra, exportações, etc, etc, e pronto ta explicado, mas a verdade que não existe tal explicação concreta e aceitável.

    De acordo com os dados da Associação Brasileira de Café, o quilo do grão de café dobrou de valor no período de 12 meses. Já o Centro de Estudos Avançados em Economia da USP constatou que o preço da saca do tipo arábica se aproximou de R$ 1,5 mil em janeiro de 2022, o que representa um aumento de 109,3% em relação ao mesmo período de 2021.

    Mais Explicações:

    “Por ser padronizado e de alto consumo global, o Instituto de Pesquisa Aplicada da UCS, o Ipes, explica o tratamento de commodities dado ao café que é negociado inclusive na bolsa de valores e comprado em mercados futuros.”

    “De acordo com o coordenador do Ipes, Mozar Ness, o café segue a dinâmica da carne, sofre com a variação cambial e tem o valor reajustado quando consumido em larga escala.”

    Se alguém entendeu me explique pois eu não consegui, a lógica não e quanto mais consumo melhor o preço? mesmo que seja global?

    Os grandes veículos de comunicação isentam o governo dos problemas econômicos de forma muito estranha, pois não são citados ou perguntados sobre certos assuntos.

    O café é a bebida mais consumida no mundo, mais que a própria água e cada dia que tentam explicar o inexplicável, fica mais confuso e complicado para consumir o café.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui