Saiba mais sobre a vacinação de crianças anticovid

0
75
visualizações
Foto: André Carvalho

Em setembro, a Pfizer informou que a vacina é segura e induz resposta imune em crianças com idades entre 5 e 12 anos. Os estudos foram conduzidos em mais de 4 mil crianças dos EUA, Espanha, Finlândia e Polônia.

Em outubro, o laboratório publicou novos dados, dessa vez mostrando que a vacina se mostrou 90,7% eficaz na prevenção da covid-19 em voluntários dessa faixa etária.

“A vacina da Pfizer passou por todas as fases obrigatórias dos testes em crianças pequenas, ou seja, passou pelas fases 1, 2 e 3, assim como aconteceu nos testes com os adultos”.

:: Amazon Cosmeticos - Até 25% off em Beleza ::

A Anvisa informa que a vacina da Pfizer para crianças tem dosagem e composição diferentes das utilizadas para os maiores de 12 anos, sendo duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas), com intervalo de 21 dias.

“A dose utilizada em crianças de 5 a 12 anos é apenas um terço da usada em adultos”.

Para diferenciar os frascos que devem ser aplicados em adultos e crianças, a dose da vacina pediátrica virá em um frasco com a tampa alaranjada, enquanto a dose dos adolescentes tem a tampa na cor roxa.

O site da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, esclarece que a dosagem da vacina da Pfizer é baseada na idade da criança, e não no peso, e indica o seguinte esquema vacinal com o imunizante:

  • Crianças de 5 a 11 anos: devem receber a vacina pediátrica, com a dose de 10 microgramas;
  • Adolescentes com 12 anos ou mais: podem receber a vacina para adultos, com a dose de 30 microgramas;
  • Pessoas com 16 ou 17 anos: já podem receber a dose de reforço.

As crianças que já tiveram covid-19 também devem tomar a vacina.

No que diz respeito à dose de reforço, o especialista explica que ainda não é possível afirmar se o público infantil precisará da terceira dose, como a população adulta, já que a “resposta imunológica das crianças é superior à dos adultos”.
*Com informações da DW

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui