Pesquisa na qual coloca Bolsonaro vencedor em primeiro turno é falsa

É falsa pesquisa que indica Bolsonaro com 65% das intenções de voto para a Presidência

0
248
visualizações

Está circulando nas redes sociais, grupos de whatsapp e telegram uma falsa pesquisa mostrando o resultado de uma suposta pesquisa de intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022. Na imagem, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 65%, o que significaria sua vitória no primeiro turno. Enquanto isso, outros pré-candidatos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), estariam com 16% e 8%, respectivamente.

A pesquisa é atribuída ao “Ibapesq”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​ falsas organizado pelos jornalistas do Brasil para evitar o mesmo que aconteceu em 2018 a investigação chegou a ugar nenhum, pois a empresa que fez a pesquisa simplesmente não existe.

Usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado.

A informação investigada pela Agência Lupa que é falsa. Não há registro de nenhuma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conduzida por um instituto chamado “Ibapesq”, nem informações sobre essa empresa na internet ou nas redes sociais. Além disso, pesquisas recentes divulgadas por diferentes institutos registrados no tribunal mostram a liderança do ex-presidente Lula, com Bolsonaro na segunda colocação, na corrida ao Palácio do Planalto.

Divulgação de pesquisas eleitorais falsas tem pena prevista em Lei no Brasil de 1 ano de reclusão e multa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui