Ocupação dos hotéis em Alagoas já chegou a 93% nesta temporada 2021

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas estima que cerca de 200 mil turistas circulem na temporada

0
124
visualizações
Maceió, 06 de setembro de 2021 Fluxo de turistas na orla de Maceió para o feriadão de 7 de setembro. Foto: Ailton Cruz

Quem passa pelos pontos turísticos de Alagoas neste período de final de ano comprova o que os números atestam. O Estado está lotado de turistas.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) apontam que a ocupação hoteleira no Estado está em 93% para o réveillon, no mesmo período do ano passado esse percentual era de 85%, ou seja, aumento de 8 pontos percentuais.

A ABIH-AL conta com aproximadamente 90 associados em todas as regiões turísticas do estado. Os números da entidade mostram também que no Natal deste ano a ocupação chegou a 86%, o que também representa alta na comparação com o mesmo período de 2020, que teve ocupação 65%, ou seja um aumento de 21 pontos percentuais.

:: Amazon Cosmeticos - Até 25% off em Beleza ::

No ano passado, ainda sem vacinação, viagens e eventos ainda eram motivos de grande preocupação em razão da pandemia. Especialistas apontam que a melhora nesses índices se dá, entre outros motivos, em razão da vacinação. Contudo, a chegada da variante ômicron do coronavírus tem novamente trazido temor para a população.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) estima que cerca de 200 mil turistas circulem na temporada 2021-2022 no Estado. Porém, frisa que não há como fechar esse número de forma exata em razão do momento muito dinâmico que o País atravessa. “De um lado as incertezas desta nova variante da COVID-19; do outro, uma grande demanda reprimida (as pessoas querem viajar etc). O ápice da temporada em Alagoas é o verão, que começou dia 21, sendo impulsionado ainda pelas festas de final de ano e as férias escolares (janeiro)”, diz em nota.

Em Maceió, principal destino turístico alagoano e onde se concentram a maior parte dos hotéis associados à entidade, o poder público busca levar os visitantes para além do turismo de sol e mar. A Secretaria Municipal do Turismo, Esportes e Lazer (Semtel) de Maceió conta que deu início ao Projeto Turismo de Base Comunitária, que tem como proposta criar pequenos roteiros e dar ênfase aos atrativos histórico-culturais nos bairros de Maceió. Até o momento, a Pasta realizou ações iniciais nos bairros do Jacintinho, Vergel do Lago, Pontal da Barra e Jaraguá.

Além disso, a prefeitura conta que em 2021 tocou projetos importantes para desenvolvimento e consolidação do destino. Entre eles, cita a entrega dos banheiros públicos da orla marítima, a revitalização de toda a extensão do calçadão e equipamentos esportivos das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, e o início do projeto de capacitação e padronização dos jangadeiros que trabalham com passeios às piscinas naturais.
Gazeta de Alagoas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui