O surgimento de aplicativos e plataformas que permitem que qualquer pessoa faça investimentos, seja na bolsa valores ou em criptomoedas, gerou um boom de pequenos investidores, principalmente entre jovens que começaram a investir durante a pandemia.
Uma apuração recente do programa de rádio BBC Business Daily revelou que muitos desses investidores têm uma coisa em comum: possuem menos de 35 anos.
O fenômeno ocorre em muitas partes do mundo. Na Índia, por exemplo, o número de pequenos investidores dobrou nos últimos dois anos, com cerca de 20 milhões de novos investidores, muitos de origem humilde e sem experiência no mercado de ações.
Nachiket Tikekar tem 23 anos e estuda administração. Desde que começou a pandemia, ele investiu todas as suas economias e as de seus pais – cerca de US$ 30 mil (aproximadamente R$ 165 mil) – em ações.
“A crise da covid fez as pessoas perceberem que a renda passiva é muito necessária. Foi isso que me levou a investir”, disse ele a Ed Butler, apresentador do Business Daily.
Nachiket disse que o mercado de ações indiano sofreu duas quedas acentuadas desde que começou a investir, mas isso não o desestimulou. Muito pelo contrário.
“Acho que as quedas no mercado representam uma oportunidade, porque há ações muito boas a um preço muito bom”, disse.
“É preciso ter resiliência. Se você quer ter sucesso como investidor, é preciso ficar calmo enquanto o mercado volta aos trilhos”, disse ele.
Essa estratégia, afirmou ele, permitiu que atingisse lucros entre 30% a 40%.
BBC