Motoristas em Araraquara (SP) criam cooperativa e aplicativo para concorrer com o Uber e 99

App "Bibi Mob" já tem 11 mil clientes cadastrados em um mês de atuação

0
140
visualizações
Foto: Divulgação

Lançado no início do ano, um aplicativo de transporte semelhante ao Uber ou 99, porém próprio de uma cooperativa de motoristas em Araraquara (SP), já conta com cerca de 400 condutores e 11 mil passageiros cadastrados.  

Cooperativa de Transporte de Araraquara (Coomappa) criou o Bibi Mob, que pode ser baixado na loja de apps IOS ou Android e usado por qualquer pessoa que esteja, além de na cidade que o lançou, também nos municípios de Américo Brasiliense, Rincão e Santa Lúcia.  

A diferença de outras empresas do mesmo ramo, a Coomappa estabelece um repasse entre 93% e 95% do valor da corrida para o motorista do Bibi Mob. 

A ideia surgiu entre cinco motoristas de Araraquara que, enquanto aguardavam as corridas tocarem num dia de dezembro de 2020, conversavam sobre como melhorar suas condições de trabalho, diante da falta de diálogo por parte das empresas de app, a alta do preço do combustível e a crise econômica intensificada pela pandemia de covid-19. 

Como funciona a cooperativa de motoristas 

Os associados da Coomappa pagam uma contribuição mensal de R$ 50 para que a empresa, autogerida por eles mesmos, invista na manutenção da cooperativa e do aplicativo.  

“Não tem finalidade lucrativa. Se houver sobras líquidas, esse valor é repartido por meio de decisão em assembleia com os cooperados no final do exercício do ano. Por isso conseguem fazer um repasse maior aos motoristas”, explica Camila Capacle. 

Sem ter investido diretamente no app, a prefeitura oferece espaço para a sede, água, luz, internet, assessoria técnica e acompanhamento de gestão. 
*Com informações do Brasil de Fato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui