Inquérito da PF revela generais envolvidos em disseminação de desinformação sobre urnas eletrônicas

0
132
visualizações
Inquérito da PF revela generais envolvidos em disseminação de desinformação sobre urnas eletrônicas
General Luiz Eduardo Ramos e o General Augusto Heleno. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, através de Ivan Valente, Sâmia Bomfim e Fernanda Melchionna, apresentou nesta terça-feira (10) uma série de requerimentos de convocação de Luiz Eduardo Ramos, Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, e do General Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, após eles terem atuado, ao lado de Jair Bolsonaro, para disseminar desinformações sobre as urnas eletrônicas e ampliar a crise democrática no país.

O deputado Ivan Valente pediu a convocação de Luiz Eduardo Ramos na Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara. Reportagem da Folha de S. Paulo apontou o uso das instituições públicas para criar desinformação e lançar desconfiança contra as urnas eletrônicas desde 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro. “Não cabe ao Poder Executivo sabotar a democracia”, disse o deputado ao anunciar a ação.

As denúncias obtidas em relatórios da Polícia Federal envolvem tanto o general Luiz Eduardo Ramos como a participação direta da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), atrelada ao Gabinete de Segurança Institucional chefiado pelo também general Augusto Heleno.

Dessa forma, as deputadas Sâmia Bomfim e Fernanda Melchionna também pediram a convocação dos dois ministros na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara dos Deputados.

“Novamente o Presidente Bolsonaro e os Ministros Ramos e Heleno [estão] em uma cruzada contra o Estado Democrático de Direito – dessa vez, objetivando incentivar a
desinformação e as teorias conspiratórias contra as urnas eletrônicas”, diz trecho da justificativa do documento apresentado pelas deputadas.
*Com informações do PSOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui