Homenagem ao Dia do Pedagogo neste dia 20 de maio

0
322
visualizações
Homenagem ao Dia do Pedagogo neste dia 20 de maio

20 de maio comemoramos o Dia do Pedagogo no Brasil, para lembrar da importância dessa função de ensinar, planejar, executar e coordenar tarefas do setor da educação. A data comemorativa foi instituída em 2015, por meio da Lei nº 13.083, sendo o Dia do Pedagogo, para homenagear esses profissionais que tanto se dedicam à formação de crianças e adolescentes.

No Brasil, o termo pedagogo facilmente nos remete aos professores, que atuam em sala de aula, mas os pedagogos também podem atuar como orientadores pedagógicos, administradores e gestores escolares, consultores, coordenadores educacionais, entre outras inúmeras funções permitidas aos profissionais com licenciatura em pedagogia.

“Educação não é como encher um balde, mas acender um fogo.” William Butler Yeats, Nobel de Literatura em 1923.

História

Foi na Grécia o berço da Pedagogia, surgindo as primeiras ideias sobre ações pedagógicas, ponderações que iriam influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.

No Brasil, legalmente, a história do curso de Pedagogia começou nas década de 1930, quando intelectuais se reuniram e lançaram juntos o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Este documento trazia diversas reivindicações, buscando um ensino universalizado e acessível para todos, também a construção de mais escolas.

Através deste documento, que a Universidade de São Paulo foi criada em 1934, e a Universidade do Distrito Federal, em 1935. Mas o curso de Pedagogia só foi regulamentado em 1939, com o Decreto nº 1 190/39, que organizou os cursos em seções, sendo eles Filosofia, Ciências, Letras e Pedagogia. Além destes, havia a especialidade em Didática.

O modelo da época ficou conhecido como 3+1, ou seja, a formação inicial concedia o título de bacharel e, quem desejava a licenciatura, teria que fazer mais um ano de didática. A formação era fragmentada, porém, ao longo dos anos o curso sofreu diversas modificações no que tange ao currículo e atuação.

Hoje em dia, o curso é mais completo, abrangendo tanto conteúdos que formam pedagogos para atuar em sala de aula, quanto para atuar em áreas de gestão, supervisão, empresas, hospitais, etc.
*Com informações do MEC e Wikipedia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui