Já são dois meses de guerra, e o conflito entre Rússia e Ucrânia continua sem solução clara. o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres reuniu-se com o chanceler russo Sergei Lavrov, em Moscou nesta terça-feira (26), para pedir o cessar-fogo imediato. Ainda nesta terça, Guterres deve encontrar-se com o presidente Vladimir Putin.
“Meu objetivo e minha agenda são salvar e reduzir o sofrimento” afirmou Guterres, que se autointitulou como “mensageiro da paz”.
A proposta é a criação de um grupo de contato entre Rússia e Ucrânia que seria mediado por especialistas da própria ONU. De forma imediata, Guterres afirma que é necessário garantir a abertura e permanência dos corredores humanitários com cessar-fogo locais.
O chanceler Sergei Lavrov disse que o governo russo está disposto a dialogar com representantes de Kiev e que esperam há dez dias uma resposta da parte ucraniana sobre as exigências russas para o fim da guerra.
O representante russo ainda disse que se o Ocidente continuar enviando armas para a Ucrânia “é pouco provável que as negociações tenham algum resultado, mas estamos comprometidos com uma solução negociada e cessar-fogo”, afirmou Lavrov.