Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE

0
104
visualizações
Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE
Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE. Foto: Marcus Vinícius de Arruda Camargo

Para celebrar o centenário de nascimento de Frans Krajcberg (1921-2017), o Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (MuBE) abre neste sábado (7), na capital paulista, uma exposição histórica e antológica com cerca de 160 obras do artista. A exposição, gratuita e com curadoria de Diego Matos, fica em cartaz até o dia 31 de julho.

A mostra Frans Krajcberg: por uma Arquitetura da Natureza é feita em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural da Bahia (IPAC) e contará com obras vindas de lugares como o Sítio Natura, em Nova Viçosa (BA), onde o artista realizou grande parte de sua produção. Também compõem a exposição obras de coleções privadas e de museus. Estarão expostos trabalhos de escultura, pinturas, desenhos, gravuras e objetos produzidos por Krajcberg.

Centenário de Frans Krajcberg é celebrado com exposição no MuBE – Divulgação MuBE – Foto: Marcus Vinícius de Arruda Camargo

Nascido na Polônia, Krajcberg se naturalizou brasileiro e foi escultor, pintor, gravador e fotógrafo. Seu trabalho é muito centrado na exploração de elementos da natureza e no ativismo ecológico, associando arte e defesa do meio ambiente: suas esculturas, por exemplo, se caracterizam pelo uso de troncos e raízes carbonizadas recolhidas em desmatamentos e queimadas.

A exposição vai marcar o início dos trabalhos de preservação, conservação e divulgação do acervo e do Sítio Natura, onde ele vivia, e que foram doados pelo artista ao governo da Bahia. “Nossa equipe passou 16 dias em Nova Viçosa colaborando com a equipe do IPAC na realização dos trabalhos de catalogação e recuperação das obras de Krajcberg e do Sítio Natura. Foram mais de 40 pessoas envolvidas, muitas da própria região, nesse grande esforço coletivo pela preservação deste importante acervo”, disse Flavia Velloso, presidente do MuBE.

Mais informações sobre a exposição e o funcionamento do MuBE podem ser obtidas no site do museu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui