Bumba meu boi começa no Maranhão

A manifestação é reconhecida como Patrimônio Cultural no Brasil pelo IPHAN e da Humanidade pela Unesco

0
113
visualizações
Foto: Governo do Maranhão

Diferente de outros estados nordestinos, embalados pelo forró, no Maranhão o destaque do São João é o bumba meu boi. Na festa, é realizado um cortejo com apresentações e é feita uma encenação através de uma narrativa conhecida como o Auto do Boi, podendo ter também competições entre os diferentes grupos.

Apesar das festividades acontecerem apenas no período junino, a preparação para as celebrações já começou. “No Sábado de Aleluia, que é antes do domingo de Páscoa, todos os bumba meu boi começam suas atividades. Então, até 13 de junho, principalmente os grupos tradicionais trabalham na questão dos ensaios, renovação das indumentárias, construção e criação de toadas que são as músicas cantadas no bumba meu boi.

Então, esse é um período de preparação”, destaca Nadir Cruz, mestra do grupo Boi da Floresta, que tem sede no Quilombo Urbano Liberdade, em São Luís (MA) e já existe há 50 anos.

Enraizado no cristianismo e no catolicismo, a celebração do bumba meu boi segue até setembro e envolve a devoção a São João, São Pedro e São Marçal. Só na capital maranhense existem mais de cem grupos de bumba meu boi, onde cada um deles possui um sotaque, uma forma de se expressar, uma vestimenta, uma coreografia e uma escolha de instrumentos próprios e que expressa sua sua singularidade.singularidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui