3 de abril é aniversário da cidade de Brotas (SP), saiba mais sobre a cidade

0
137
visualizações

Por volta do ano de 1839 começa a história do município de Brotas, quando a fundadora da cidade, Dona Francisca Ribeiro dos Reis chega à terra brotense. A construção da Capela de Santa Cruz, deu início ao povoado. Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1841 e foi transferida para Rio Claro em 1853. Em 22 de agosto de 1859, o distrito foi transformado em município após a emancipação política.

A melhor fase de desenvolvimento do município foi com certeza durante a expansão da lavoura de café, entre as décadas de 1920 e 1930. Neste período de sua história a cidade recebeu um grande número de imigrantes italianos, o que já vinha acontecendo desde o final do século XIX.

Com a decadência da agricultura cafeeira, o município perdeu grande parte da sua população para outros municípios, principalmente São Carlos, Rio Claro, Jaú e Piracicaba.

Paulo Maluf então governador do estado, sugeriu nos anos 70 a possibilidade de transferir a capital do Estado de São Paulo para Brotas. O pequeno município (que na época possuía em torno de 8.400 habitantes na sua área urbana) iria ser a nova capital paulista pelo fato de Brotas estar localizada no centro do Estado, um plano parecido com o que ocorreu com Brasília quando esta substituiu o Rio de Janeiro como capital do país em 1960. Todavia, a ideia acabou não progredindo e a capital se manteve na cidade de São Paulo.

Brotas voltou a crescer novamente a partir das décadas de 80 e 90, quando tomaram início as atividades agroindustriais como agroindústria da cana, laranja, eucalipto e agropecuária (boi de corte) e também com a exploração de esportes radicais aquáticos em seu principal rio, o Jacaré-Pepira. Atualmente, o ecoturismo e a agroindústria são as principais atividades econômicas do município.

Escritório Daniel Produções na cidade de Brotas – SP

No ano de 2008 os cantores e compositores Daniel e Rick compuseram o Hino Municipal de Brotas que foi instituído com a Lei Municipal nº 2.262/2008 de 27 de dezembro de 2008.

Em 2013 foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin, projeto de lei abrindo um processo na Assembleia Leg. Em 2014 o processo foi aprovado e o município ganhou o título objetivando a impulsão do turismo.

Brotas comemora neste dia 3 de abril de 2022, 183 anos de história, parabéns aos brotenses.

Filhos ilustres

A dupla sertaneja João Paulo & Daniel nascidos em Brotas – SP.

João Paulo & Daniel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui