23 de abril é dia de São Jorge o “Santo Guerreiro”

0
91
visualizações

No dia 23 de abril é dia de São Jorge e por ser padroeiro da cidade do Rio de Janeiro é feriado no estado. Antes de 2008 o feriado era comemorado apenas no município do Rio de Janeiro, pois São Jorge é o padroeiro desta cidade, até que foi instituído feriado estadual de acordo com a Lei 5198/08, de 5 de março.

São Jorge também é conhecido como “santo guerreiro”, um dos santos mais venerados no catolicismo e ficou imortalizado no conto em que mata o dragão. Existe uma história popular de que sua imagem matando o dragão pode ser visível na lua cheia.

A homenagem em 23 de abril é por causa da data de sua morte, 23 de abril de 303 d.C. Em alguns países, o Dia de São Jorge ainda é celebrado em 6 de maio ou 23 de novembro.

O Dia de São Jorge é celebrado em várias nações e culturas, pois São Jorge é padroeiro de países, como Inglaterra e Etiópia, e de cidades, como Barcelona e Beirute.

A figura de São Jorge também é cultuada pelas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda. Neste caso, São Jorge é sincretizado na forma do orixá Ogum.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui